Coordenador Geral
Márcio Dantas de Medeiros nasceu aos 02 de agosto de 1968, em Carnaúba dos Dantas, sendo filho do agricultor Manuel Martinho de Medeiros e da professora Rozilda Dantas de Medeiros. Aos cinco anos de idade já era alfabetizado, conseguindo ler textos e efetuar as operações matemáticas fundamentais. No ano de 1980, aos 11 anos de idade, ingressou na Banda de Música Governador Tarcísio Maia, tendo aprendido a tocar trompete, mas na falta de um componente, o maestro Pinta indicou-o para que o mesmo fosse tocar surdo. Somente no ano de 1985 é que, mais uma vez, pela carência de componentes, o maestro Pinta o incentivou a tocar tuba. Em poucas lições reaprendeu a teoria musical e em poucos dias já estava tocando e se destacando na Banda de Música. No ano de 1987, aos 19 anos de idade, escreveu sua primeira composição, o Dobrado Maestro Pinta, em homenagem ao seu primeiro professor de música e grande incentivador. Desde então tem se destacado na composição de vários estilos musicais como: dobrados, valsas, maxixes, chorinhos, fantasias, missas, novenas, minuetos, trilhas sonoras para teatro e concertos. É o autor do Hino aos Municípios de São Fernando e Sítio Novo, além de ter orquestrado para banda de música os hinos aos Municípios de Acari e Tangará/RN. É o autor da Oração a Nossa Senhora da Guia, que é tocada e cantada todos os anos no novenário da Festa de Nossa Senhora da Guia, em Acari/RN e de vários outros hinos religiosos, além do Hino da Loja Maçônica Padre Miguelinho, de Natal/RN.
MARCIO DANTAS
DE MEDEIROS
Produtor Musical
João Batista da Silva, conhecido no cenário musical como maestro João da Banda, iniciou seus estudos musicais na Cidade de Acari-RN, sua terra Natal, com o maestro Pinta, in memoriam, é arranjador, compositor e produtor cultural. Mestre em Música em práticas interpretativas da música dos séculos XX e XXI, subárea de Regência – UFRN. PósGraduado em Especialização do Ensino de Música em Múltiplos Contextos. Graduado em Licenciatura em Música – UFRN. Técnico em Regência pela EMUFRN, tendo como professor o doutor André Muniz de Oliveira, foi aluno do Bacharelado em música pela
UFRN, estudou harmonia e contraponto como o mestre Manoel Nascimento (BRA), composição, orquestração, transcrição e arranjo com os mestres Antônio Carlos Neves Campos (BRA, in memorian) e Pablo Dell’oca Sala (URU). Regência de Banda Sinfônica com os mestres Roberto Farias e Dario Sotelo (BRA); e com os doutores Mark Whitlock (EUA), Dhitght Saterwhite (EUA), Matthew George (EUA), Richard Miles (EUA) e Monsenhor maestro doutor Pedro Ferreira (BRA) e Regência Orquestral com o doutor André Muniz de Oliveira (BRA) e o mestre Ricardo Rocha (BRA). Participou do XXVII, XXIII e XXXVI Curso Internacional de Verão de Brasília e do III, IV, V e VI Festival Latino Americano de Tatuí-SP. Foi Regente Titular da Banda Sinfônica da Cidade do Natal de 2005 a 2009 e Chefe do Núcleo de Música da Fundação Cultural Capitania das Arte, participa desde o ano de 2006 do Carnaval Multicultural de Natal, no ano de 2010 coordenou como maestro e arranjador as Orquestras de Frevo do Carnaval Multicultural de Natal, em 2014 participou como regente convidado da semana da música, evento realizado pela EMUFRN onde regeu os grupos de metais e a Banda de Música da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada da cidade do Natal, em 2015 participou como Regente Ativo do VI Seminário de Regência, onde regeu a Banda sinfônica do Conservatório de Tatuí-SP, tendo como orientador o maestro Dr. Matthew George (EUA), como convidado regeu a Banda de Música Trampolim da Vitória, tendo como solista Charles Schlueter (foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Boston durante vinte anos), em 2018 participou como Regente Ativo do VI Seminário de Regência, onde regeu a Banda sinfônica do Conservatório de Tatuí-SP, tendo como orientador o maestro Dr. Laszlo Marosi (HUN).